• Glauco Castro

Ah, as reuniões de resultado...

Atualizado: Set 22


Lembre-se das ocasiões em que você foi informado que aconteceria uma reunião com um cliente importante ou algum sócio, pense naquela situação decisiva para sua carreira, a tal hora de mostrar seu nível profissional e capacidade de execução.


- Daqui a duas semanas teremos reunião mensal na sede, com a diretoria. Desta vez gostaria que você mesmo apresentasse os resultados de sua unidade. Será uma boa exposição e te agregará muito, tenho certeza. Receberá um e-mail confirmando data e horário. Prepare-se!


Pronto! Pânico estabelecido. Você estava bem até seu chefe te dar essa “agregadora” notícia.


- E agora? O que faço? O que preparo? Acho melhor ir um dia antes para não me atrasar! O que deverei vestir? Como são essas reuniões? Na última fiquei sabendo que um até chorou!


Essas são algumas das inquietudes que, se você já passou por isso, pode lhe soar familiar.

Para mim não há receita pronta para a situação, no entanto há como “minimizar os riscos”.

Ocupei a cadeira em ambos os lados. Como a presa e como o predador. Brincadeira! Mas que em algumas situações parece que vamos em direção ao abatedouro, ah, parece! Então vamos às reflexões.


Algumas das inúmeras dicas importantes


Primeira. Independente de conhecer ou não as pessoas com as quais interagirá nessa reunião, sentir-se à vontade, prepare-se! Em uma reunião de resultado normalmente estará presente toda a alta liderança. De várias áreas e segmentos, mais áreas de apoio. Isso significa que você pode ser questionado sobre qualquer assunto do seu negócio ou unidade. Portanto, não se restrinja ao resultado. Saiba do andamento dos projetos, status dos inúmeros planos de ação, possíveis incidentes e acidentes que ocorreram em sua unidade e na empresa como um todo. Enfim, estude! Estude muito e vá com tudo na ponta da língua! Vale levar cola, o que não vale é passar insegurança a ponto de julgarem que você não é a pessoa que devia estar onde está.


Segunda. Evite gaguejar. Não precisa sair falando o que vier à cabeça, mas não demore para dar uma resposta. Demonstre atitude. Não responda o que não sabe como se soubesse. Mais sensato dizer “não sei, verificarei e envio esses dados em 3 dias, pode ser?”. Se puder prever as perguntas que virão, já contemple as respostas em sua explanação para evitar maior pressão.


Terceira. Tenha postura. Você não estará em seu ambiente de trabalho, na sua unidade, na linha de frente. Se puder, nesse dia deixe o uniforme em casa e atente à sua aparência. Não precisa de smoking! Seja você, mas dê um trato no visual! Aja o mais natural possível (nem sempre é fácil, bate o nervosismo...) e fale pausadamente. Não invente nessa hora. Querer expor o dicionário que existe dentro de você nesse momento, pode te complicar. Não precisa falar difícil. Fale corretamente e de forma objetiva. Imponha-se de forma discreta e elegante.


Quarta. (entre muitas outras que poderia citar). Horário!! Não se atrase de forma alguma. E, ao começar, não exceda o tempo que lhe deram para fazer sua apresentação e comentários. Reuniões mensais corporativas tendem a possuir pautas carregadas de assuntos e é comum terminarem além do horário previsto. Não seja você um dos motivos. Após a preparação do que irá apresentar, simule sua explanação cronometrando-a, para ter certeza de que está dentro do tempo disponível. E considere uma margem de segurança pois poderá ser interrompido e isso causa atrasos.


Seguindo essas dicas terei êxito?


Não é garantia de sucesso, mas pode reduzir impactos negativos. O que posso garantir é que a melhor forma de ter reconhecimento é fazer o seu trabalho. A sua dedicação diária e obstinação em atingir seus objetivos é a sua preparação para uma reunião como esta. Faça além do que lhe pedem, lidere com empatia, atinja suas metas. Bons resultados tornam reuniões com seu gestor mais leves. O ambiente é outro em qualquer empresa e segmento quando a última linha é positiva. Vamos em frente!


E quais são suas dicas para transmitir a melhor imagem em uma reunião? Comente aqui hábitos que funcionam e facilitam essa performance. Trocar experiências é uma das melhores maneiras de encontrar novos caminhos e soluções para a liderança.


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