• Glauco Castro

Como o líder pode Transformar conhecimento em ação.




Existem situações em que o profissional detém em mãos toda a teoria, entende as diretrizes técnicas, entretanto, tem grande dificuldade em praticar o conhecimento absorvido.


A liderança deve proporcionar um ambiente favorável para que possa ser aplicado o conhecimento trazendo um retorno positivo à empresa, deve-se transmitir calma, segurança e confiança aos seus colaboradores. Desse modo eu sinalizei alguns tópicos que podem facilitar ao transformar a técnica em ação.


“Por que” antes de “como”

Aprender o “por que” em termos de orientação geral para a ação, em vez de aprender “como” em termos de práticas e comportamentos detalhados e técnicos.


“Saber” vem de “fazer” e de ensinar os outros

A aprendizagem acontece nas tentativas, em perceber o que funciona, em refletir sobre isso e tentar de novo.


A ação conta mais do que planos elegantes e conceitos

Sem ação a aprendizagem fica mais difícil e é menos eficiente por não estar baseada na experiência real.


Não existe ação sem falhas

Mesmo as ações bem planejadas podem dar errado. Toda aprendizagem envolve alguma falha, algo do qual se pode aprender.


Medo atrapalha os resultados

Para transformar conhecimento em ação, os líderes devem inspirar respeito, conexão e admiração, mas não medo.


Cooperação. Não competição

Práticas que intensificam a rivalidade interna afetam o desempenho em geral. Pela cooperação, o sucesso de cada um fica vinculado ao de todos e o resultado torna-se um produto de esforço comum.


Medir o que importa e aquilo que pode transformar o conhecimento em ação

Nem sempre medir tudo é eficiente. É melhor estabelecer algumas métricas diretamente relacionadas à estratégia do que uma infinidade de medidas que tiram o foco do que é mais importante.


O que os líderes fazem, como gastam seu tempo e como alocam os recursos tem importância

A tarefa dos líderes é ajudar a construir sistemas que facilitem a transformação do conhecimento em ação gradualmente e com consistência.


Com essas novas ideias você poderá melhorar a atuação de sua equipe, os colaboradores com incentivo participarão mais ativamente, trarão soluções criativas e praticáveis, além de conquistar o desempenho desejado da operação.


Essas dicas favorecem o seu modelo de negócio? Colaboram para colocar em ação o conhecimento técnico da equipe? Compartilhe esse artigo com um amigo que também precisa tiras as ideias e planejamentos do papel.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo