• Glauco Castro

Nossa capacidade de mudança é infinita. Basta querermos.



Como gestor de uma equipe, é comum receber um telefonema ou e-mail de alguém – conforme definido por eles mesmos - desabafando. E me sinto muito bem, pois interpreto que essa iniciativa ocorra por perceberem que está aqui alguém disposto a ouvir. E podem fazer quantos desabafos desejarem. Mas é importante que estejam dispostos a ouvir - de mente aberta - o que darei de feedback.


Sempre que ouço um desabafo, vindo de qualquer pessoa, tento refletir e encontrar meios para que essa frustração, raiva e indignação sejam transformadas em ações que interfiram e mudem, para melhor, nossa gestão, nossa vida.


A cada dia que passa, convenço-me de que o segredo do sucesso está em fazer uma boa gestão das pessoas. Relacionar-se. Saber compreender, sem deixar de ser austero e justo.

Não há processo, estrutura ou investimento suficiente para substituir o resultado que colhemos quando dedicamos tempo na orientação e treinamento das pessoas. Pois são elas que tocam o barco.


O grande desafio é fazer com que estas descubram, por si próprias, que a maioria das dificuldades com as quais se defrontam no dia a dia, são consequências dos seus próprios atos. Para mim, o dedo sempre aponta para si mesmo.


Temos o poder e a capacidade de alterar as coisas, os momentos. Porém, muitas vezes, ficamos paralisados diante de uma dificuldade que está presente, muito mais em nossa mente, que materializada na situação em si.


Enfim, após muitas tentativas, alguns tropeços e atentos ao que acontece à nossa volta, teremos sempre a oportunidade de aprender e promover mudanças. Mudanças reais, verdadeiras. E, preferencialmente, para melhor.


Vamos em frente.

Você tem o hábito de pedir feedback? Ou de aceitá-lo sem retrucar de alguma forma? Você está realmente aberto a evoluir?


É preciso maturidade para apreciar o feedback, mas também é preciso maturidade para passar o feedback de forma construtiva, de forma que não soe somente como uma mera crítica vazia. Já parou pra pensar nesse tipo de interação entre pessoas?


Conte-me sobre o melhor feedback que você já recebeu na sua carreira, de quem veio? Como você recebeu ele no momento? Os comentários estão abertos à vocês, quero descobrir como foi sua experiência e como gestores podem melhorar a entrega de feedback.


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